ZUCCHETTO RESPONDE

Peguntas frequentes

ESTAMOS AQUI PARA AJUDAR

A resposta para a sua dúvida pode estar aqui

Não há um valor fixo, cada teleférico é feito para atender as demandas específicas do cliente. Irá depender de fatores como: tipo de teleférico, distância, topografia, tipo de solo, altura das torres, facilidade ou dificuldade de acesso e instalação.

Podemos fazer um orçamento estimativo tendo a posição de onde pretendem pôr as estações (extremos). Pode ser uma planta planialtimétrica, coordenadas geográficas, marcação do Google Earth ou Google Maps. A partir disso avaliamos com o cliente a melhor opção para atendê-lo.

Para um orçamento preciso o ideal é fazermos uma visita in loco. Dessa forma, nossa equipe avalia as condições reais de instalação e pode ajudar a definir o melhor ponto para o equipamento.

Não há. Existem teleféricos de menos de 200 metros e teleféricos com mais de 10km.

Depende do modelo de teleférico. Teleféricos de cadeira normalmente transportam entre 350 e 400 pessoas por hora por sentido. Teleféricos de cabines desengatáveis podem atingir até 2.400 pessoas por hora por sentido.

  • Quais são os tipos de teleféricos?

São 04 classificações: movimento, transportador, se fixo ou desengatável, quantidade de cabos.

 

1 – Movimento:

  • Contínuo:  mantém em velocidade, os usuários embarcam e desembarcam com ele em movimento.
  • Pulsed: quando chega na estação ele zera a velocidade para embarque e desembarque. Se tiver outra cadeira ou cabine ao longo da linha esta irá parar também.
  • Alternativo: a cabine chega na estação e para. Ocorre embarque e desembarque. Retorna pelo mesmo lado da linha, ocorre inversão de movimento.

 

2 – Transportador:

  • Cadeiras: normalmente para 1 ou 2 pessoas, podendo em alguns modelos ser para até 5 pessoas. Alguns possuem toldo de proteção.
  • Cabines: normalmente para 6 pessoas, podendo ter capacidade para mais de 200 pessoas.

 

3 – Fixo ou desengatável:

Se refere ao tipo de morsa que fixa o transportador ao cabo. No morsa fixa o transportador permanece fixo ao cabo o tempo todo. No sistema de morsa desengatável quando chega na estação a morsa abre e o transportador sai fora do sistema principal, reduzindo a velocidade para embarque e desembarque, concluído ele retorna e fixa ao cabo ganhando velocidade para transporte.

 

4 – Quantidade de cabos:

A maioria dos sistemas são mono cabos, um cabo apenas que faz a tração e sustentação do sistema. Teleféricos de maior capacidade ou distância utilizam sistemas multicabos, 2 ou 3 cabos. Nesses, as funções de sustentação e tração são divididas, o transportador é sustentado por cabos fixos enquanto é tracionado por cabo engatado à morsa.

 

A NBR 16334/2015 permite para cadeiras com altura máxima de 15 metros e para cabines desengatáveis 40 metros, podendo, dentro de alguns requisitos, atingir até 80 metros.

Irá depender de onde será instalado. Recomenda-se consultar as normativas municipais e estaduais ou um(a) engenheiro(a) ambiental.

Recomenda-se que objetos como bolsas e celulares sejam seguros de modo a não cair, pois pode ser desastroso ao objeto e a quem estiver embaixo. Objetos maiores também podem ser transportados desde que o teleférico tenha sido projetado para tal finalidade, como é o caso de bicicletas e trenós de montanha que podem ser fixados às cadeiras do teleférico.

Não diretamente. Teleféricos são projetados para curvas verticais (subidas e descidas), mas devem manter alinhamento horizontal sem curva para os lados, pois isso poderia acarretar em descarrilamento do cabo. O que pode ser feito é ter dois teleféricos e onde seria o ponto de curva se colocar uma estação, desse modo termina um teleférico e começa outro, sendo os dois linhas retas, mas no conjunto com uma curva.

Atualmente, em todo o território nacional, com a possibilidade de atuar em outros países.